Glossario Dos Termos

PRECISÃO – Medida da confiabilidade de uma DEP.  Os valores de precisão são fornecidos em números decimais entre zero e um.  Valores mais próximos a um indicam maior quantidade de informações disponíveis e maior certeza de que uma DEP de um touro não irá variar significativamente à medida que mais informações de sua progênie se tornem disponíveis.

ESPESSURA DE GORDURA NA PARTE POSTERIOR (BFAT) – A espessura da gordura, em décimos de polegada, sobre a musculatura do lombo na 12a costela.  Consiste de uma única medição em um ponto a três quartos do comprimento lateral do músculo do lombo a partir do osso ‘split chine'.  É desejável uma DEP de BFAT negativaDEP DE PESO DE NASCENÇA – A diferença esperada na progênie de um reprodutor (lb) para o peso de nascença do bezerro em equivalência ao peso da mãe madura.  A progênie de reprodutores com menor valor de DEP de peso de nascença geralmente nasce com menor dificuldade de parto.

ORRELAÇÃO – Uma medida de como dois traços variam entre si.  Uma correlação igual a um (1,0) significa que se um traço aumenta o outro também aumenta – uma relação positiva perfeita.  Uma correlação de (-1,0) indica que a medida que um traço aumenta o outro diminui – uma relação negativa perfeita, ou inversa.  Uma correlação de zero (0,0) indica que não existe relação entre os traços.  Os coeficientes de correlação podem variar entre +1,0 e –1,0.

FILHAS (DTRS) – O número de filhas com pelo menos um peso de progênie desmamada usado na análise

DIFERENÇA ESPERADA DE PROGÊNIE (DEP) - A diferença esperada (em unidades do traço, usualmente libras) no desempenho da progênie de um touro quando esta é comparada à progênie de um reprodutor com DEP zero para o traço em questão.  Os valores de DEP são relativos.  Eles não indicam valores absolutos de desempenho.  Seu objetivo de uso é comparar o desempenho das progênies esperadas de touros diferentes.

CORRELAÇÕES GENÉTICAS – Correlações entre dois traços que surgem em decorrência de genes comuns que afetam os dois traços.  Quando dois traços (por exemplo, peso de desmama e peso de um ano) têm alta correlação positiva entre si, a seleção bem sucedida para variação de um traço vai resultar em uma variação no mesmo sentido no outro traço.  Quando dois traços têm alta correlação negativa (por exemplo, peso ao nascer e facilidade de parto), entre si, a seleção bem-sucedida para variação de um traço vai resultar numa variação no sentido oposto no outro traço.

GRUPOS (GRPS) – O número de grupos contemporâneos no qual a progênie de um reprodutor aparece.

GRAVIDEZ DE NOVILHA (HPG) – As DEPs de gravidez de novilhas estimam as diferenças na habilidade das filhas conceberem um bezerro quando tiverem dois anos de idade.  De forma semelhante à DEP de Permanência (Stayability DEP), as DEPs de Gravidez de Novilha são expressas em termos de diferença de percentagem de probabilidade.

HEREDITARIEDADE – A parcela das diferenças entre o gado, medidas ou observadas, que é transmitida para sua cria.  A hereditariedade varia de um a zero.  Quanto mais alta a hereditariedade de um traço, com  mais precisão o desempenho individual irá prever o valor de reprodução e mais rápido deverá ser a resposta para a seleção daquele traço.

PESO DA CARCAÇA QUENTE (CW) – Peso da carcaça imediatamente antes do resfriamento

DEP INTERINA – DEPs interinas são aquelas estimadas usando-se apenas as informações dos pais. 

As DEPs de carcaça interinas são designadas com um “P” no campo relativo à precisão das estimativas.

MARBLING  - São pontos de gordura (gordura intramuscular) distribuídos no tecido muscular.  Avalia-se o Marbling do lombo na interface entre a 12a/13a costela.

PONTUAÇÃO DE MARBLING (MARB) – A pontuação de marbling é um valor numérico subjetivo, atribuído a níveis variáveis de gordura intramuscular.  É utilizado como um dos principais fatores na determinação do grau de qualidade.  Deseja-se para a pontuação de Marbling da DEP um valor igual ou superior à média da criação. 

DEP DE LEITE MATERNO  - A diferença esperada (devida somente à produção de leite) no peso de desmama dos bezerros nascidos das filhas de um touro comparado com os bezerros das filhas de um touro com zero de DEP de leite materno.  Valores de DEP de leite materno são medidos em libras de bezerro que mamaram e indicam a habilidade de aleitamento.

PROGÊNIE (PROG)  - O número de registros de peso de desmama da progênie usados na análise.

PROGÊNIE POR FILHA (PROG/DTR)  - O número médio de registros de progênie por filha.

GRAU DE QUALIDADE  - Uma estimativa da palatabilidade baseada basicamente no marbling e maturidade e geralmente num grau menor em cor, textura e firmeza da carne magra.

REPRODUTOR DE REFERÊNCIA – Um touro designado como padrão para testar a descendência de outros touros.  A progênie de reprodutores de referência em diversos rebanhos permite que se faça comparações entre touros que não produzem no(s) mesmo(s) rebanho(s).

ÁREA DO LOMBO (REA)  - Área do músculo longuíssimo medido em polegadas quadradas na interface entre a 12a/13a costela no dianteiro do boi.  Para a raça Angus Vermelho, a seleção para maiores áreas de lombo ocorrerá se forem utilizados reprodutores com DEPs de REA positivos.

PERMANÊNCIA (STAYABILITY)  - A diferença esperada na probabilidade das filhas permanecerem no rebanho até pelo menos os seis anos.  Como as vacas são geralmente engordadas para o corte antes da idade de seis anos, a DEP é uma medida primária da fertilidade sustentada do filhote fêmea.

DEP MATERNAL TOTAL- A diferença total esperada (lb) no peso de desmama dos bezerros provenientes das filhas de um touro em comparação com os bezerros das filhas de um touro com DEP de maternidade total zero.  A DEP de maternidade total é uma medida tanto de crescimento quando da habilidade de aleitamento, sendo uma indicação do tamanho do bezerro desmamado da filha de um touro.

DEP DE PESO DE DESMAMA  - A diferença esperada da progênie de um reprodutor (lb) para o peso de desmama equivalente de uma vaca madura de 205 dias.  A DEP do peso de desmama de um reprodutor é uma indicação do crescimento até o desmama.  Não indica a produção do leite.

DEP DE PESO DE UM ANO - A diferença esperada da progênie de um reprodutor (lb) para o peso de

um-ano equivalente de uma vaca madura de 365 dias.  A DEP do peso de um ano de um reprodutor é uma indicação do crescimento do nascimento até um ano de idade.

Matenimiento

Vaca madura Energia de Maintenence Requirements (ME)

A diferença de progênie esperada, em MCal / mês, para exigências de nutrição de energia de metabolizable para mantenimiento. Usado em uma função de lucro, isto calcula diferencia en vaca rebanho taxa valida e / ou fracasso reprodutivo devido a nutrição inadequad.

Reprodução

Parindo Facilidade Dirigem (CED): A diferença de progênie esperada, em probabilidade de percento, de bezerros que nascem sem assitance a dois novilha ano-velhos.

Este EPD responde por medidas de peso de nascimento e contagem de facilidade parindo, enquanto fazendo isto mais preciso que o Peso de Nascimento EPD predizer probabilidade de parir sem auxílio.

Gravidez de novilha: (HPG)A diferença de progênie esperada, em probabilidade de por cento, de novilha que concebem para parir a dois anos de idade.
Parindo Total de Facilidade Materno: (CETM): A diferença esperada, em probabilidade de por cento, das filhas de um determinado animal que unassited a dois anos de idade.